Comecei esta série com uma das pessoas que mais admiro no mundo da Cosmética, Marta Ferreira, autora do blog “A pele que habito”. Apesar de termos idades distintas, completamos o Mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Faculdade, Farmácia da Universidade do Porto.
Um novo formato de entrevistas com perfis de skincare e cuidados de beleza, em que podes consultar a entrevista completa no blog.

1. Acompanhando-te, Marta, sabemos da tua paixão pelos cosméticos! Consegues definir a fase que começaste a ter mais cuidados com o rosto, em que adotaste uma rotina de skincare? Quais foram os primeiros cuidados?
Na verdade só comecei a ter cuidado com o rosto no meu primeiro ano de faculdade. Nunca tinha tido grande problema com acne ou intolerância a produtos, nem tão pouco me preocupava com a pele. Mas naquele primeiro ano comecei a ter várias borbulhas, vermelhidão e desconforto, que me levaram a procurar ajuda de uma farmacêutica. E foi uma ajuda preciosa! O simples facto de ter uma rotina consistente de higiene com produtos adequados para a pele do rosto fez toda a diferença.
2.Que produtos não podem faltar no teu dia?
Não dispenso um desmaquilhante em óleo, uma espuma ou gel de limpeza, um protetor solar e um hidratante para a noite. Vario muito os produtos que uso, porque estou sempre a testar coisas novas. Mas estes são os passos a que presto mais atenção.
3.Qual o produto de skincare/maquilhagem preferido neste momento?
Estou encantada com o L’Oreal Revitalift UV Clinical UV Fluid SPF50+! Para ser perfeito só lhe mudava a fragrância. Deixa a pele hidratada e com uma luminosidade muito bonita.
4.Há algum cuidado que te arrependes de ter comprado (maquilhagem/skincare)?
Tantos… Mas perco-me um bocado com maquilhagem que depois não uso. Acho que estou melhor!
5.Tens algum segredo de beleza que queiras partilhar com as nossas leitoras?
Procurem aconselhamento personalizado sempre que possível e divirtam-se com os vossos produtos! De nada vale usar todos os ingredientes ativos do mercado, ou fórmulas que detestam aplicar, se os resultados forem frustrantes. Cada pessoa tem uma relação especial com os seus cosméticos, e não há fórmulas universais.
Extra: que tendência de skincare não suportas? Isto é, que não consegues sequer ouvir falarem disso
O “sem químicos” tira-me do sério. Sobretudo porque quem o escreve nas embalagens também sabe o quâo ridículo é.