A Cátia é o reflexo de uma relação de amor com a pele. Nortenha tal como eu, não acredita em produtos milagrosos e coloca os pontos nos “i’s” nos temas relacionados com a cosmética. Hoje, a conversa é com a Cátia Vilas Boas:

1. Qual é o mito sobre cuidados de pele que não consegues ouvir?
A indústria cosmética está de facto cheia de mitos, propagados ao longo dos anos, não só por essa mesma indústria, mas também pelos próprios consumidores e até profissionais de saúde. Desde o mito das peles oleosas não precisarem de hidratação ao protetor solar bloquear a síntese de vitamina D, aquele que mais me deixa com nervos em franja é sem dúvida o mito de que o chocolate causa acne. Este mito incomoda-me especialmente porque tendo eu uma pele oleosa e com tendência a acne, sei bem o que é fazermos literalmente TUDO para tratar esta condição, inclusive impedirmo-nos de comer certos alimentos com medo de acordar no dia seguinte com mais uma borbulha. E como se esta auto-pressão já não fosse suficiente, é muito desgastante ouvirmos essa mesma crítica ou sentirmos esse controlo por parte de quem nos rodeia, quando a única coisa que estamos a fazer é permitir-nos usufruir de um pequeno quadradinho de chocolate. A verdade é que em 2023 a ciência ainda não é clara relativamente ao facto de a alimentação causar ou não acne. O que sabemos é que um alto índice glicémico poderá de certa forma agravar alguns casos, mas será certamente preciso muito mais que um pequeno chocolate para isso acontecer, não te parece?
2. Quais são as dúvidas mais frequentes que recebes?
Como criadora de conteúdos digitais direcionados para a área de skincare, a dúvida que mais recebo é sem dúvida como eliminar os poros! O pior é que eu não sei sinceramente o que é pior, acreditar que é possível eliminar orifícios que não só fazem parte da estrutura da tua pele como são necessários ao seu bom funcionamento, ou acreditar que é possível obter uma pele imaculada, sem poros, textura, rugas e manchas, digna de uma capa de revista atolada de Photoshop! Podemos melhorar o aspeto geral da nossa tez através de uma boa limpeza, hidratação, proteção solar e princípios-ativos específicos para o nosso estado de pele. Mas acima de tudo precisamos de entender que não há nada de errado com os nossos poros e com a nossa pele.
3. Se fosses de férias e só pudesses levar 3 produtos quais seriam?
O primeiro produto seria sem sombra de dúvidas um protetor solar, afinal, férias implica sol (pelo menos para mim) e sol obriga a protetor solar, afinal é ele o responsável por 90% dos sinais de envelhecimento precoce. Sim, o sol é essencial à vida, mas não significa que não podemos beneficiar dele em segurança. Os restantes produtos seriam um gel de limpeza, para remover o protetor solar e por fim, um hidratante, que me permitisse repor a barreira lipídica removida previamente na limpeza.
4. Quais são os teus guilty pleasures, no que diz respeito à cosmética (as marcas ou os cuidados preferidos)?
Apesar de ter a pele tendencialmente oleosa, confesso que o meu guilty pleasure é besuntar o meu rosto com um hidratante mais cremoso, antes de ir dormir. Afinal, pele oleosa também precisa de hidratação e à noite é quando a mesma se renova. Um creme hidratante mais cremoso rico em ingredientes calmantes e regeneradores fazem milagres.
5. Tens algum segredo de beleza que queiras partilhar com as nossas leitoras?
Vejo muitas pessoas a pararem os seus produtos de tratamento e princípios-ativos quando resolvem os seus principais problemas de pele, seja hiperpigmentação, pontos negros, vermelhidões, desidratação, rugas, etc… Mas o segredo para uma pele cuidada é a CONSISTÊNCIA ao longo do tempo! Tal como não paramos de lavar os dentes só porque tratamos a cárie, também não devemos parar de cuidar da nossa pele só porque ela está saudável. Afinal, o melhor tratamento é a PREVENÇÃO.